Olá leitores.
Como Já aprendemos, a fotografia se baseia num tripé de luz: ISO, Velocidade e Abertura. Chama-se “Lei da Reciprocidade Fotográfica”.
Hoje falaremos sobre a ABERTURA DO DIAFRAGMA.
A abertura pode ser definida como o olhinho da câmara. Sempre é por f/… sendo que f= ponto de parada (do antigo obturador).
O que confunde muita gente é justamente por ser fração.
A abertura envolve a quantidade de luz que entra na objetiva (lente).
A objetiva é como a nossa pupila. Pouca luz, ela fica grande; sob o sol, ela se fecha.
Também, para simplificar (pois não é) imagine a abertura máxima como sendo 1. Assim, 1/1 = círculo máximo (não é círculo, é um polígono regular de muitos lados. Mas para simplificar, usemos o círculo).
Na prática, 1 sobre qualquer outro número vai dar uma abertura menor.
Em fotografia, cada mudança inteira de f-stop (um ponto) significa a metade da luz entrando. Os cálculos são simplificados utilizando-se a raiz quadrada de 2 = 1,41 e arredondando.
Ou seja, a sequência seria: 1; 1,4, 2; 2,8; 4; 5,6; 8; 11; 16; 22 ….
Utilizamos outros números que são frações (normalmente terços) de pontos, mas a ideia é a mesma.
Se estiver mesmo a fim de esquentar a cabeça, pesquise:
http://en.wikipedia.org/wiki/F-number
Vamos estudar as fotos das laranjas.
As três fotos foram tiradas com a câmara T3i, lente 50mm, ISO 800, e aproximadamente a mesma fotometria.
O foco foi feito na laranja do meio, nas três fotos.
Como pudemos observar, o valor da abertura está relacionado inversamente com a profundidade de campo (depth of field, ou DOF).
Quanto MAIOR a abertura, MENOR o DOF e vice-versa.
Há várias questões relacionadas com a abertura:
1- Qual é o objetivo da foto?
2- Usarei tripé ou outra forma de apoio, ou será tirada na mão?
3- Terei a ajuda de flash ou outra iluminação auxiliar?
4- Principalmente: Qual é a relação com a velocidade?
Vamos responder a cada uma:
1-Quero desfocar o fundo? Aberturas maiores produzem maior desfoque.
2-Sem tripé, às vezes precisamos de mais luz para a foto não tremer. Essa uma variável importante.
3-Com flash ou rebatedor, podemos utilizar aberturas pequenas (f/alto) e a foto costuma ficar mais nítida. Em geral (nem sempre) a melhor abertura de cada lente é no meio do caminho, ou seja, alguns pontos antes do fim ou depois do começo. f/4 ou f/5,6 é um bom número.
4-Não adianta escolher uma abertura pequena para aumentar a nitidez mas a foto ficar tremida.
Só um detalhe importante:
Nas fotos dos linces, ambas são f/8.
A primeira está com foco errado, mas na última está correto, pois vemos que as grades não atrapalham tanto neste último caso.
Ou seja, escolher o ponto focal correto é fundamental.
Mas o ponto de foco é isso. Um ponto. Só nele há foco total.
Fora isso, nós temos ÁREAS de nitidez aparente na frente e atrás do ponto de foco.
Podemos aumentar e diminuir essas áreas, por meio de aberturas e/ou por utilizar lentes com diferentes distâncias focais.
Mas este é o assunto de outra postagem: Distância Focal
Até o próximo assunto.